domingo, 31 de março de 2013

CRÍTICA: FILME A HOSPEDEIRA




Sinceramente, eu não sei o que pensar do filme. Estou dividida. Uma parte de mim AMOU o filme, mas outra parte (que é um pouco maior) está decepcionada com o filme.
Como uma das primeiras fãs de The Host e sendo um dos meus livros preferidos, eu estava MUITO ansiosa para ver o filme desde quando anunciaram que comprar os direitos autorais do livro. Mas então eu comecei a ver os atores...
Em primeiro lugar, quero deixar claro que não estou falando mal dos atores. Eles são ÓTIMOS e eu adoro o Jake Abel desde que o vi em Percy Jackson e o acho um excelente ator, assim como o Max e a Saoirse. Mas o problema é que não consigo ver eles como os personagens principais, mesmo depois de ver o filme.
Eu já tinha uma imagem formada delas pelas descrições dos livros e os adorava e os atores que contrataram não se parecem com a descrição do livro, algo que apesar de muitas pessoas não acharem importante, eu acho que tem grande peso na personalidade dos personagens. Por exemplo, a Melaine é descrita como atlética, pele bronzeada e lutadora no livro e a imagem da Saoirse, para mim, não combinou muito. Achei-a muito delicadinha para o papel e com cara de dó. Sinceramente, preferia que tivessem a pego para fazer o corpo usado pela Peg no final do livro.
Dos três atores principais, o mais parecido com o livro foi o Max, e ainda assim achei meio novo. Acho que único ator escolhido que me agradou mesmo foi o que fez o Jeb. Diane Kruger é uma ótima atriz e eu AMO ela, mas não corresponder com a imagem da buscadora.
Muitos dizem:ah, mas o importante é interpretarem bem. Concordo com isso. Apesar de não ser parecida com a personagem. Daine arrebentou em seu personagem e eu realmente a amei no filme. Já não posso dizer o mesmo da Saoirse. Talvez seja porque eu tenha assistido dublado (tenho certeza que quando assistir na língua original vou gostar um pouco mais), mas ainda assim, apesar de ser uma ótima atriz, o personagem simplesmente, para mim, não se encaixou para ela. Jake Abel foi como Diane. Apesar de ser bem diferente do meu Ian do livro, sua interpretação foi MUITO fiel a do personagem descrito do livro, fazendo a todos o amarem com sua fofura, assim como Max me faz odiá-lo e amá-lo como ser personagem no livro. Já a atriz que pegaram para fazer a Peg não me passou pela garganta, o que irá me deixar com muita raiva se tiver um segundo filme e continuar a mesma atriz.
Mesmo gostando da interpretação da maioria, achei que muita coisa faltou. Algumas cenas chaves, como Ian surtando quando descobre o que Peg quer fazer no final, ficou faltando. Essa é uma das cenas que me fazem chorar no livro e o filme não me atingiu assim. Outra coisa que eu achei é que eles deram muitas cenas para os buscadores. De um lado, isso foi ótimo porque deu mais ação e emoção ao filme, mas também tirou tempo que poderia ser usado para outras cenas chaves que existe no livro e não foram postas no filme, como a cena que o Kyle tenta matar a Peg na sala de banhos. A do livro foi muito mais chocante e se tivessem colocado igual no filme, teríamos uma ótima cena de ação.
Achei que muitas emoções não foram devidamente exploradas e que eram chave para a história, como a relação de Peg com Jamie, que no filme acontece muito rápido e no livro é mais intensa. O mesmo acontece com ela e com Jared. Com Ian foi ao contrário. Peg teve mais cenas com ele, coisa que no livro só acontece mais para o final.
            Algumas coisas ficaram diferentes da minha imaginação, como os remédios, mas isso não afeta tanto. O criotanque do filme eu achei estranho, mas eles queriam mostrar uma outra tecnologia, então ok. Acho que deveriam ter colocado naves especiais no lugar daquele negócio que transporta as almas, assim mostraria MAIS tecnologia, teria um pouco mais de ficção cientifica e ao mesmo tempo seria mais fiel ao livro. Já a alma, ao mesmo tempo que gostei, não gostei. Como no livro, elas eram pratas e tinham anteninhas, o que achei bem fiel, mas achei-as muito grandes no filme e não pareciam tão sólidas. Acho que poderiam ter melhorado um pouco isso.
            Agora, o que eu gostei bastante foram os cenários. Achei que ficaram MUITO bem feitos e parecidos com o livro (tirando a prisão da Peg). Adorei a caverna, principalmente a plantação e a cena que o Jeb explica como funcionam os espelhos. Os cenários foram realmente algo que me deixaram contente no filme, assim como os figurinos. Os figurinos dos humanos achei bem adequado para eles. Escuros, surrados e de certa forma campestres, combinando com o ambiente em que estão.
            Apesar de no livro os buscadores andarem de preto, achei que o branco ficou melhor. Por serem seres bondosos, puros e tecnológicos, acho que o branco combinou mais com eles. O branco também deu um contraste bom com a personalidade da buscadora principal, que é bem chata e irritada, mas seu traje branco não passa isso.
            Um aspecto positivo do filme foram os momentos de humor. Algumas vezes o filme perdia o ritmo e o humor ajudava. Já uma coisa que me irritou foi que fizeram a Melaine MUITO irritante. No começo do livro, ela é assim, mas aos poucos ela aprende a gostar da Peg e passa a entender a alma, coisa que não se passa no filme. No filme, é praticamente Melaine que força Peregrina a ir atrás dos humanos, enganando-a, já no livro, as duas trabalham juntas, com Peg decidindo que valia a pena ir atrás de Jared e Jamie porque também os amava.
            Bem, com uma visão crítica, de alguém que não leu o livro, muitos vão gostar e soltar elogios. Minha amiga e meu pai foram dois desses e muitas outras pessoas dizem o mesmo. Utilizando minha visão crítica, como se eu não tivesse lido o livro, o filme foi ótimo. Perdeu o ritmo algumas vezes, mas foi compensando depois.
            Já minha visão de fã é outra. Eu fui ao cinema preparada para siar meio decepcionada, coisa que realmente aconteceu. Pensei que seria pior e fiquei feliz por ter gostado de várias coisas apesar das minhas reclamações acima.
            O final, quando Peg se despede de Melaine, foi a única cena que realmente me emocionou como no livro (eu chorei assistindo essa cena) e estou muito feliz por essa cena ter sido fiel, sendo que ela é uma das mais importantes de toda a trama. A última cena impressionou quem não leu o livro, mas eu esperava um pouco de mais emoção nela.
                 Vale a pena assistir o filme, mesmo que alguns fãs se sintam meio revoltados, o que acho que foi a minoria, pelo que vi. Posso dizer que sai da sala do cinema mais feliz do que esperava, o que é algo bom. Em geral, apesar de estar decepcionada com bastante coisa, valeu a pena só pela esperava de quatro anos para ver a obra adaptada no cinema. Com o tempo irei me conformar mais com o que não havia gostado e apreciarei mais o filme.
            Muita gente vai falar que estou exagerando, mas esse é meu sentimento em relação a um dos melhores livros que já li. Espero que entendem e me digam a opinião de vocês em relação a adaptação. 

Nota: 3,5 estrelas

Mavi Tartaglia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Guardiões da Galáxia Vol. 3 - Uma despedida agridoce

  Guardiões da Galáxia Vol. 3 chegou nesta quarta-feira (04/05) aos cinemas para fechar a trilogia do grupo, dirigido e roteirizado por Jame...