segunda-feira, 9 de julho de 2012

Um Dia



Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
“Inteligente, engraçado, sagaz e, por vezes, insuportavelmente triste.”
The Times
    Este é um livro leve, engraçado e romântico a cada página passada. Logo no primeiro capítulo, percebe que apesar das personalidades opostas de Emma e Dexter, eles irão construir uma bela amizade. 
    Emma é aquela pessoa inteligente e sonhadora. Mas essas duas características podem tanto nos agradar quanto nos desagradar: inteligente, mas às vezes pode ser irritante; sonhadora, mas que demora um bom tempo para ir atrás de seus sonhos.
     Dexter é o garanhão, o cara bonito e rico que consegue todas das mulheres que quer e não pode viver sem um rabo de saia. Essa personalidade impulsiva e aventureira trás problemas para Dexter o livro inteiro, incluindo bebidas e drogas.
     Lentamente, os dois protagonistas vão fazendo seus próprios caminhos. Emma trabalha em um restaurante que odeia e Dexter trabalha na TV, realizando o desejo de ser famoso. Conformo vamos indo de ano em ano, sempre no mesmo dia, vemos que a vida dos personagens muda de rumo, rumos que nós nem sequer havíamos imaginado.
    Em muitos momentos, você chega a odiar os personagens; Dexter pela forma que age conforme consegue a fama; Emma por às vezes ser simplesmente Emma; Ian, namorado da Emma nada engraçado e Sylvia, esposa do Dexter no final extremamente fria e que só pensa em dinheiro.
     A trama no começo é lenta, mas depois de um tempo, você fica intrigado para saber o que irá acontecer no futuro de nossos protagonistas. Os capítulos geralmente são longos, contando o que aconteceu no intervalo de um ano e o que acontece no presente.
     O final do livro me pegou de guarda-baixa (mesmo eu já sabendo o que aconteceria). O final foi intenso e de tirar o fôlego. Mas o que realmente gostei foi que ao chegar ao final do livro, todos os personagens haviam crescido e lidaram com seus fantasmas - ou ainda lidavam, como o Dexter.
    Bem , o livro realmente valeu a leitura e não consigo deixar de pensar em Dex e Em, Em e Dex. Está foi realmente uma verdadeira história de amizade com todos os seus altos e baixos.
    Abaixo vou colocar o trailer do filme, muito bem feito e MUITO fiel ao livro, o que gostei bastante. Preparem os lencinhos. 

"Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar um só presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da confiança. Ou isso ou uma vela perfumada."
Nota do livro: 4
Nota do filme: 5
Muitos beijos,
Mavi Tartaglia

2 comentários:

Guardiões da Galáxia Vol. 3 - Uma despedida agridoce

  Guardiões da Galáxia Vol. 3 chegou nesta quarta-feira (04/05) aos cinemas para fechar a trilogia do grupo, dirigido e roteirizado por Jame...