sábado, 30 de junho de 2012

TRILOGIA MILLENIUM





   Hoje venho aqui falar de três livros que recentemente li e tenho que dizer que AMEI. Em cada página lida, eu não queria parar e ficava perturbada por não saber o que iria acontecer em seguida.
   Escritos por um ator sueco - que infelizmente morreu antes de poder concluir o quarto livro - os livros da série Millenium têm como foco o abuso sexual que acontece com muitas mulheres, incluindo nossa protagonista, Lisbeth Salander - uma das partes mais fortes, senão a mais forte do livro e do filme.
    MILLENIUM 1: "Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na vizinhança de Hedestad, Suécia. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada, em seu aniversário - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou, provavelmente por ganância pelo fato de ela ser a possível herdeira de todo o império industrial de Henrik."
     Lendo o primeiro livro, já me apaixonei. É uma leitura lenta, o livro é longo e você tem que prestar atenção em cada detalhe, mas vale a pena. Você fica pertida com os personagens que o autor constrói e suas personalidades, principalmente Lisbeth, uma garota problemática, hacker, mas extremamente inteligente.
     O que gostei na protagonista é que ela é aquela pessoa que se apaga dificilmente, é fria e calculista, mas ainda assim pode se importar com algumas pessoas - uma pessoa em especial - Mikael, o outro protagonista da série, um jornalista que acabou de passar por maus bocados e agora estava imerso em uma história que não conseguia sair.
    O tema central do livro é o desaparecimento ou morte de Harriet. Seu tio, que era como um pai para ela, nunca se conformou de não saber o que aconteceu com a garota. Quando tem a oportunidade, contrata Mikael Blonkivist, um jornalista inteligente e que acabara de ser processado devido uma matéria. Mikael não quer pegar o caso no começo, até que Henrik lhe oferece algo que poderia o ajudar no processo.
   Conforme Mikael se aprofunda no caso, descobre coisas que outras pessoas deixaram despercebido. Logo, sua investigação começa a passar dos limites e ele vê que aquela história não está acabada. Mesmo correndo perigo, não consegue se desligar do caso de Harriet. Precisando de uma pessoa que o pudesse a ajudar a solucionar o mistério, ele conhece Lisbeth, uma figura diferente, mas logo os dois se tornam amigos - e amantes - e juntos resolvem esse complexo desaparecimento.

    Millenium 2: "A menina que brincava com fogo: Lisbeth parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo. Mikael Blomkvist pode parecer apenas um jornalista em busca de um furo, mas no fundo é um investigador obstinado em desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca, sejam os cometidos por repórteres sensacionalistas, sejam os praticados por magistrados corruptos ou ainda aqueles perpetrados por lobos em pele de cordeiro. Um destes, o tutor de Lisbeth, foi morto a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados - um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rapidamente possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode deparar-se com inimigos muito mais formidáveis, e que, se a polícia ou os bandidos a acharem primeiro, o resultado pode não ser bom, para ambos os lados."
    No segundo livro, Mikael está atrás deoutro furo na sociedade: tráfico de mulheres. Em conjunto com duas pessoas, um joranlista e sua esposa, a Millenium irá lançar um artigo e um livro sobre esse tema, algo que pode enfurecer pessoas de grande influência e dinheiro.
    Tudo estava indo bem, até que um dia Mikael descobre que seus amigos, Dag e Mia mortos. Pouco tempo depois, o atual tutor de Lisbeth também é encontrado morto. Rapidamente, a protagonista é ligada aos três crimes e uma caçada por ela começa.
    De algum modo, Mikael sabe que Lisbeth é inocente. Se comunicando escondido com a moça depois de muito tempo tentando, ele finalmente consegue falar com ela e a ajudar um pouco nessa corrida entre vida e morte.
    Com o passar do livro, você descobre detalhes que liga um ponto ao outro, formando uma história tão complexa quanto a do primeiro livro. O final do livro é de tirar o fôlego e você quer sabir imeidatamente qual é o futuro da nossa querida protagonista Lisbeth.

    Millenium 3: "A Rainha do Castelo de Ar: Mikael Blomkvist está furioso. Furioso com o serviço secreto sueco, que, para proteger um assassino, internou Lisbeth Salander na época com apenas doze anos num hospital psiquiátrico e depois deu um jeito de declará-la incapaz. Furioso com a polícia que agora quer indiciar Lisbeth por uma série de crimes que ela não cometeu. Furioso com a imprensa, que se compromete em pintar a moça como psicopata e lésbica satânica. Furioso com a promotoria pública, que pretende pedir que ela seja internada de novo, desta vez ao que parece para sempre. Enquanto Lisbeth recupera-se num hospital de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, Mikael procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se ela quer uma oportunidade para dar o troco. Com a ajuda de Mikael, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do estado sueco, um complô em cujo centro está o pai dela, um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes."
    O último livro não poderia ser melhor. Lisbeth está quase inválida no hospital se recuperando da sua quase morte enquanro o país inteiro faz questão de acusar por assassinato e outras coisas. Mikael está revoltado com tudo que acontece com sua amiga e quer provar sua inocência de qualquer modo.
    Enquanto nas ruas de Estocolmo Mikael tenta achar provas que faça sua amiga inocente, Lisbeth com uma pequena ajuda de seu amigo, também faz de tudo para não ser presa ou internada novamente - ou pior, morta.
    Mikale, sua irmã advogada que aceitara ajudar Lisbeth e a própria protagonista têm que correr contra o tempo para encontrar provas para Lisbeth não ser presa injustamente e provar que ela sofreu abuso de poder desde que tinha 12 anos, sendo internada e taxada de louca desde então.
    A cada página lida, sentia minha raiva aumentando junto com a do Mikael devido as injustiças que aconteceram na vida de Lisbeth. A melhor parte do livro é o julgamente da protagonista, onde tudo pode dar errado, mas onde todas as respostas são dadas. 
    Terminei esse livro muito triste e com um gostinho de quero mais, algo que infelizmente não teremos. :(

Os livros tinham tudo que eu  gosto: tudo era perfeitamente detalhado - algo que enriquece a obra -, personagens complexos e uma história intrigante que te prende do começo ao fim, principalmente se você gosta de histórias de investigação.
     Chegando ao fim do primeiro livro, eu não me conformava que havia acabado. Queria mais. Rapidamente comprei os outros dois livros e li o mais rápido que pude, ainda mais fascinada pelos novos personagens introduzidos a história. Apesar de ser uma leitura muito cansativa devido o tamanho dos livros e os detalhes, vale a pena. Eu pensava que nunca iria terminar de os ler, mas quando vi, havia chegado a última página do livro - até minhas amigas comemoraram comigo.
     Esses são alguns livros que você deve ler antes de morrer, porque realmente vale a pena. Para quem é fã de Dan Brown, irá amar a trilogia Millenium.
     Até hoje sinto em minha mente a vontade de ler mais, não querendo dizer adeus aos personagens e para essas incriveis histórias. O autor estava escrevendo o quarto livro quando morreu de um enfarte. Stieg havia feito um esboço de dez livros e quando os direitos de seus livros foram comprados, os três primeiros já estavam prontos, O quarto, ele havia escrito o começo e o fim, mas o meio não deu tempo de terminar. Sua companehira atualmente está lutando na Suécia pelos direitos da série Millenium para assim poder terminar a história. Até hoje ninguém sabe se a quarta hisória será lançada e fãs como eu lamentam a morte deste grande autor.

Curiosidades:

  • Há boatos que a história inacabada que existe não é o quarto livro, mas sim o QUINTO. Segundo fontes, o autor escreveu o quarto, mas não gostou do resultado e o apagou.
  • A personalidade ao autor é muito parecida com a de Mikael: ambos são jornalistas, Stieg fazia várias coisa so mesmo tempo, fumava e tomava muitos cafés durante o dia e seu envolvimento com a política o  fez passar por várias coisas - que eu não sei o que é. Nada parecidos, não é?
  • eva, companheira do autor, está lutando para ter os direitos da obra. Segundo ela, ambos escreviam juntos então ela sabe como a história termina. Os dois não eram casados, apesar de estarem juntos a 32 anos, o que segunda as leis da Suécia, não lhe dá o direito autoral sobre a série Millenium.
  • O quarto livro poderia trazer mais da irmã gêmea de Lisbeth e o aprofundamento da relação dos dois protagonistas.  
 PS: Até saber o final da série, se é que um dia vamos saber, vou morrer acreditando que Lisbeth e Miakel acabam juntos.
PS2: Achei a versão americana do filme muito boa, apesar de ter mudado um pouco o final - nada MUITO grande, aquelas mudanças que sempre fazem em filmes. O filme ficou bastante fiel. Não vi a versão sueca e sinceramente, não tenho vontade de ver.
 
Por hoje é só, queridos leitores, mas assim que puder trago mais novidades.
 
Mavi Tartaglia

Um comentário:

  1. Estou muito interessada em comprar! Odeio livros parados! acho que esses sao bons mesmo! Parabens pela ótima descrição!

    ResponderExcluir

Guardiões da Galáxia Vol. 3 - Uma despedida agridoce

  Guardiões da Galáxia Vol. 3 chegou nesta quarta-feira (04/05) aos cinemas para fechar a trilogia do grupo, dirigido e roteirizado por Jame...