sábado, 2 de junho de 2012

LIVRO DELÍRIO

A partir de hoje, assim como tenho feito com filmes, vou começar a colocar minha opinião dos livros que leio aqui para vocês. No final, colocarei uma nota de 0 a 5 para o livro.
Hoje irei começar com o livro Delírio, de Lauren Oliver. Infelizmente, é um livro que não gostei muito.

   Delírio é uma história que se passa no futuro, onde amar é considerado uma doença e que cientistas conseguiram encontrar a cura. Assim, ao completar 18 anos, todos os jovens têm que passar pela chamada Intervenção, onde serão curados.
    Por obra do destino, no dia em que Lena, personagem principal, vai fazer a Intervenção, o prédio onde as cirurgias são feitas é atacado, fazendo com que ela tenha que marcar outra Intervenção. Nesse intervalo de tempo, Lena conhece Alex, um garoto que a faz se apaixonar perdidamente. 
    No começo, Lena é temerosa, pois acredita fielmente que o amor delíria nervosa - nome dado ao amor no livro - é algo errado e que pode te deixar louca, e um exemplo perfeito disso é sua mãe, que morreu por sofrer de Amor Delíria Nervosa.
    Com o passar da história, Lena percebe que o quadro pintado por todos não corresponde a realidade. Antes ela acreditava que amar era algo ruim, uma doença grave, mas sua visão começa a se modificar ao se aproximar de Alex, que é um Inválido, ou seja, uma pessoa que nega a cura e vive nas fronteiras, lugar chamado de Selva.
    Com o passar do livro, não somente Lena, mas quem está lendo começa a se perguntar o que o amor pode fazer com uma pessoa. É tão grave amar assim? A dor que as vezes sentimos compensa? Nós ficamos com essas perguntas em nossas cabeças enquanto imaginamos um futuro em que a Cura pode nos fazer não sofrer mais devido um coração partido. 
    O curioso é que ao passar pela Intervenção, a pessoa perde sua essência. Ela não sente mais amor por ninguém - pai, mãe, filho. Não questiona nada, aceitando sempre o que o governo prega. E então ficamos imaginando como seria perder quem somos, o que gostamos, o que não gostamos. Nesse futuro, nada disso existe. E então, no fundo de nossa mente, fica a questão: Amor Delíria Nervosa é algo bom ou ruim?
   Com esse livro, Lauren Oliver coloca várias coisas em questão, principlamente o maior sentimento de todos: o amor. A história tem tudo para se tornar uma sucesso, com personagens que enfretam a vida do modo que a vê e os questionamentos que o livro nos impõe.
    Infelizmente, a escrita da autora não me deixou muito feliz. O livro é escrito de forma monótona, sempre batendo na mesma tecla, o que deixa a leitura cansativa. A escrita se agiliza e prende sua atenção somente bem depois do meio do livro, onde um pouco de ação surge e você quer saber o futuro de Alex e Lena.
    O final do livro te deixa louca para saber o que vai acontecer na continuação, mas infelizmente senti que nem isso compensa a leitura lenta por qual passamos até depois da metade do livro.
    A autra tem talento para escrever e possui uma ótima história em suas mãos, mas não soube aproveitar muito bem isso em Delírio. Vou ler o segundo livro da série, Pandemônio, e espero que nesse Lauren Oliver se saia melhor na escrita e não faça eu me sentir decepcionada.
    No fim, a nota que dou ao livro, é três.



Espero que tenham gostado e deixem comentários.
Mavi Tartaglia
    

Um comentário:

  1. Não sei se devo ler esse livro, pois pelo o que você escreveu, percebi que não gostou do livro, vale mesmo a pena ler irmã?

    ResponderExcluir

Guardiões da Galáxia Vol. 3 - Uma despedida agridoce

  Guardiões da Galáxia Vol. 3 chegou nesta quarta-feira (04/05) aos cinemas para fechar a trilogia do grupo, dirigido e roteirizado por Jame...