sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Crítica: À Primeira Vista e Um Porto Seguro


Sinopse: “Jeremy Marsh tinha três certezas: jamais se mudaria de Nova York, não se apaixonaria novamente e nunca teria filhos. Mas agora ele está prestes a se casar com Lexie Darnell e aguarda a chegada da primeira filha, enquanto conduz a reforma de sua nova casa na pequena cidade de Boone Creek, na Carolina do Norte.
Em meio a tantas mudanças, Jeremy luta para reencontrar o equilíbrio pessoal e profissional ao lado da mulher que o fez mudar todos os seus planos. Quando tudo parece estar entrando nos eixos, Jeremy recebe um misterioso e-mail que dá início a uma série de acontecimentos que irão testar a força dessa paixão.
Atormentado pela ideia de estar sendo traído, vivendo uma crise criativa que o impede de trabalhar e angustiado com a gestação complicada de Lexie, ele não poderia imaginar que o pior – e o melhor – ainda estava por vir.”

Mais uma vez, estou aqui trazendo um livro de Nicholas Sparks que acabei de devorar. À Primeira Vista é a continuação do livro O Milagre, que já li a algum tempo e acabei de o ler com lágrimas nos olhos. Na época lembro que ele não me fez chorar como geralmente acontece comigo nos livros desse autor, mas acabei de lê-lo tendo uma parte de mim acreditando que milagres podem acontecer.
Fiquei intrigada quando descobri que esse livro seria a continuação de O Milagre e curiosa para saber qual seria o futuro dos protagonistas. No começo, tenho que dizer que comecei a ficar meio decepcionada com o rumo que a história estava tomando: Lexie havia começado a me irritar com suas atitudes e não sabia o que pensar de Jeremy com todas aquelas dúvidas que o cercava.
A história realmente começou a captar minha atenção quando eles se acertam e a trama envolvendo o bebê começa. Você começa a perceber os dramas que sempre preenchem os livros de Nicholas Sparks, sempre se surpreendendo com o final de seus livros. E com À Primeira vista, não é diferente.
Ao passar as páginas, você já começa com a conhecida sensação de que algo grande está chegando. Sempre que um livro do autor acaba bem, pode saber que no próximo você irá chorar até quase secar. O final do livro me deixou aos prantos, surpreendendo-me e fazendo meu coração inchar até ele se quebrar em milhões de pedacinhos.
Para que é fã de Nicholas Sparks e de seus dramas, esse livro não pode ficar em falta. Quem puder, leia O Milagre e logo em seguida À Primeira Vista para não ficar perdido.
Nota: 4


Sinopse: “Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Esse com certeza é um dos melhores livros de Nicholas Sparks. Quando comecei a lê-lo, logo percebi que o texto tinha uma escrita fácil e intrigante, o que te prendia na história, não querendo abandonar o livro.
Logo no inicio, você já pega no ar que Katie chegara a cidade fugindo de algo sombrio de seu passado. No começo, ela não quer se envolver com ninguém, mas seus planos acabam mudando quando ela conhece Jo, sua vizinha – personagem que logo me chamou a atenção e me cativou – e uma mulher sincera que estava sempre ao lado de Katie para lhe dar conselhos. Junto com Jo, entra os dois filhos de Alex, o Josh e a pequena Kristen que rouba nossos corações em sua primeira fala.
Katie também cai nos encantos de Kristen, o que a faz se aproximar de Alex e acabar se apaixonando por ele, algo que ela reluta, mas não consegue evitar depois de algum tempo.
Quando está tudo ficando bem, a história da misteriosa protagonista começa a ser revelada. Spoilers a seguir: Katie é casada e havia fugido de seu marido que a batia e abusava dela. Cansada da vida que tinha, depois de vários planos falhos, ela finalmente conseguiu fugir.
Na primeira vez que você lê o ponto de vista de seu “antigo” marido, você logo pega raiva dele, principalmente se for feminista. Ele é um policial que bate na própria mulher, machista e ainda por cima usa a religião para justificar o que fazia com Katie. Em poucas linhas, fica claro que ele é um psicopata.
Nicholas Sparks realmente se sobressaiu ao escrever Um Porto Seguro. Adorei o modo como ele construiu o passado de Katie, fazendo-nos temer pela protagonista, mas também nos fazendo pensar em como mentiras podem afetar nossa vida. Outro pinto positivo foi à crítica quase imperceptível que ele faz contra policias corruptos, mas ainda mais, contra homens que batem em mulheres. Foi um fato bem chocante e pesado esse tema, o que fez o livro ser ainda melhor.
O ponto alto do livro é o clímax, que te prende de uma forma que fica quase impossível respirar. A cada linha lida, você fica mais ansiosa para saber o que irá acontecer com Katie, Alex e os outros personagens.
Spoiler a seguir: algo que eu realmente não esperava era a revelação de quem realmente era Jo. Tenho que dizer que nunca imaginei essa hipótese e quando ela foi revelada, fiquei em choque e comecei a chorar, entendo porque essa personagem havia me cativado tanto.
Adorei tanto o livro que posso me arriscar que é o melhor do autor. Não posso realmente expressar em palavras o que senti com esse livro. O tema abordado e a escrita que te fez ficar sem folego – principalmente no final – fez eu me tornar ainda mais fã desse autor.
PS: O livro fez tanto sucesso que ele já virou filme, programado para ser lançado no começo de 2013. O primeiro trailer já foi divulgado.
Nota: 5 

TRAILER DO FILME:
Mavi Tartaglia






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Guardiões da Galáxia Vol. 3 - Uma despedida agridoce

  Guardiões da Galáxia Vol. 3 chegou nesta quarta-feira (04/05) aos cinemas para fechar a trilogia do grupo, dirigido e roteirizado por Jame...