sábado, 5 de outubro de 2013

CRÍTICA: A GAROTA QUE EU QUERO



A GAROTA QUE EU QUERO




Sinopse: “O Rube nunca amou nenhuma delas. Nunca se importou com elas. Nem é preciso dizer que Rube e eu não somos muito parecidos em matéria de mulher. Cameron Wolfe é o caçula de três irmãos, e o mais quieto da família. Não é nada parecido com Steve, o irmão mais velho e astro do futebol, nem com Rube, o do meio, cheio de charme e coragem e que a cada semana está com uma garota nova. Cameron daria tudo para se aproximar de uma garota daquelas, para amá-la e tratá-la bem, e gosta especialmente da mais recente namorada de Rube, Octavia, com suas ideias brilhantes e olhos verde-mar. Cameron e Rube sempre foram leais um com o outro, mas isso é colocado à prova quando Cam se apaixona por Octavia. Mas por que alguém como ela se interessaria por um perdedor como ele? Octavia, porém, sabe que Cameron é mais interessante do que pensa. Talvez ele tenha algo a dizer, e talvez suas palavras mudem tudo: as vitórias, os amores, as derrotas, a família Wolfe e até ele mesmo.”

Esse é o terceiro livro da história dos irmãos Wolfe, mas aqui no Brasil, apesar dos anteriores terem sido lançados, não foi tão divulgado e teve tanta repercussão quanto esse. Eu não li os dois primeiros e por isso digo que quem não leu e quiser ler esse, não faz mal. O livro se foca na história de Cameron e Octavia e nenhum detalhe é perdido no meio do caminho. 

Eu ainda não conhecia o trabalho de Markus (mas A Garota que Roubava Livros está aqui na minha estante esperando ser lido), por isso a experiência para mim era única, mas já ouvi muitos comentários sobre a escrita dele, por isso fiquei surpresa quando no começo eu não gostei do livro. Achei a escrita meio vazia (talvez pelo modo que ele escreve e que ainda não estou acostumada) e o protagonista achava meio irritante e infantil. 

As primeiras páginas foram difíceis para eu ler, apesar da escrita ser simples e fluida. A história estava começando a ficar mais interessante e então, a surpresa. De repente, eu estava amando a história de Camron, o modo que Markus escrevia começou a me fascinar e rapidamente me vi totalmente envolvida com o livro. E fico ainda mais presa quando Cam muda suas ações e se cansa de ser um pobre coitado. De repente, Cameron Wolfe tem fome. 

Depois disso, o livro começa a fluir rapidamente e você se apaixona pela história. Para mim, era quase impossível largar o livro e ficava a todo o momento surtando. Markus Zusak conseguiu ganhar um lugar no meu coração com palavras arrebatadoras. 

O que mais gostei no livro, além da escrita, foi o modo que todos os personagens cresceram. Um lado que ninguém conhecia de Cameron é revelado e de perdedor, ele passa a ser um garoto que ensina lições de vida para todos. Seu irmão Rube, aos poucos, começa a criar um pouco mais de juízo e Steve, no meu ponto de vista, é um dos que dá o maior salto, vendo o tempo todo como ele estava errado em relação a sua família. 

Esse é o tipo de livro que você poderá ter uma depressão pós lê-lo (eu tive e li a última página me segurando para não chorar). A Garota que Eu Quero é um livro meigo, bem escrito e que terá o poder de te surpreender. 

“A gente pode fazer qualquer coisa quando não é real. Quando é real, não há nada para conter a queda. Nada entre você e o chão, e, naquela noite no parque, eu nunca me sentira tão real. Nunca me sentira tão sem controle.”

“— Você já ouviu um cachorro chorar, Steve? Sabe como é, uivar tão alto que quase chega a ser insuportável? — Ele fez que sim. — Acho que uivam assim porque estão com tanta fome que chega a doer, e é isso que sinto em mim, todos os dias da minha vida. Tenho uma fome enorme de ser alguma coisa, de ser alguém.”

“Há inúmeros momentos a serem lembrados, e às vezes acho que não somos pessoas, na verdade. Talvez sejamos momentos. Momentos de fraqueza, de força. Momentos de salvação, de tudo.”

Nota: 4 estrelas

Mavi Tartaglia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Guardiões da Galáxia Vol. 3 - Uma despedida agridoce

  Guardiões da Galáxia Vol. 3 chegou nesta quarta-feira (04/05) aos cinemas para fechar a trilogia do grupo, dirigido e roteirizado por Jame...